21.08.12
Joaninhas na Bienal!

Dois anos atrás fui visitar a Bienal do Livro em São Paulo com a intenção de procurar uma editora que se interessasse em publicar um livro das joaninhas. Agora, eu fui ao evento para mostrar o meu livro pronto para as pessoas.

Apesar de a ideia de fazer um livro ser antiga (e nada original!) e estar semi-desenvolvida há algum tempo, o projeto despertou de verdade apenas dia 30 de junho, na premiação de quadrinhos HQ Mix. Lá, conheci pessoalmente um amigo virtual de longa data: Guilherme Bandeira. Ele tinha lançado seu livro há pouco tempo, Objetos InAnimados, e topou me ajudar no livro das joaninhas. “Seria legal ter ele pronto para a Bienal… mas é loucura, não dá tempo”, eu disse. Ele olhou para mim e respondeu: “Dá tempo”.

Em 40 dias o livro estava pronto, impresso, em minhas mãos. Conteúdo, diagramação, gráfica. Deu tempo. E lá fomos nós para o maior evento do mercado editorial e livreiro da América Latina. Dizer que valeu à pena é pouco. Conseguimos espaço em alguns stands como autores independentes; as joaninhas ficaram na Comix, na Vermelho Marinho, na Editora Sampa e na Scortecci. E além de espaço nos stands, conseguimos também espaço em outros lugares.

Eu e o Guilherme Bandeira demos entrevista para a TV Mundi (ainda não passou; quando passar, completo aqui). E nosso livro foi filmado em uma bancada junto a outros pela Bandeirantes, mas cortaram a parte da reportagem em que aparecíamos! À noite, uma janta com o pessoal de webcomics, que acabou rendendo um belo autógrafo do Ruas, com Deus criando o centro do universo (deste universinho aqui): No dia seguinte, tive a oportunidade de entregar meu livro para um grande maluco… Viva o Ziraldo! Fui entrevistado pelos amigos do Cabine Literária, que fizeram uma cobertura completa do evento, confiram o vídeo (estou lá aos 3min e 28s):

Na semana seguinte eu e o Guilherme conversamos com a Neli Pereira, da BandNews, que além de ser super atenciosa, adorou nosso trabalho – parece que fomos até citados em alguma entrevista posterior! Não tenho ainda o link de nossa entrevista, por enquanto, ficam as fotos!

No dia seguinte, falamos na CBN, o link para ouvir as entrevistas está aqui (ufa!). E nesse mesmo dia, tive novamente a oportunidade de falar com o pessoal da Cabine Literária, dessa vez acompanhado pelo Guilherme e pelo Estevão Ribeiro! Assista:

E…. uau, acho que acabou. Distribuímos mais de 3.000 marcadores de livros durante o evento. No penúltimo dia, fui deixar alguns na Saraiva, e me olharam com olhar de cachorro-pidão “Você pode deixar mais com a gente? Acabou tudo o que a gente tinha!”. Pena que meu estoque também estava no fim…

Comentários

Comments

comments

Nenhum comentário para “Joaninhas na Bienal!”

Os comentários estão fechados.

Ver comentários